sábado, junho 19, 2010

Socorro, Super Nanny!


Quando eu estava grávida um dos meus passatempos prediletos era assistir o reallity da Super Nanny, era o inglês, o americano e pra finalizar, o brasileiro. Eu costumava acreditar que nenhuma daquelas cenas chocantes de berros e escândalos iria acontecer comigo, nos meus sonhos Lara seria comporta e ao primeiro sinal de reprovação iria recuar para a barra da minha saia como uma bezerrinha desmamada com medo da sua matriarca. 

A única realidade é que eu aprendi alguns truques inteligentes e não muito difíceis com a super Nanny, principalmente sobre a importância de manter uma disciplina com os horários da criança e como me esquivar de alguns momentos em que a criança, de forma espontânea, coloca os pais no bolso, já que elas sabem como ninguém fazer aquela carinha de desprezados que arrebata os nossos corações. 

A maior verdade é que Lara, cheia de personalidade e querer, já está demonstrando que vai me dar trabalho. Não sei se por praga da minha mãe, ou se porque ela puxou a mim, mas já sinto que fazer a pequena se curvar as minhas vontades e desejos será um tanto complicado. Talvez, muito talvez, apenas com conversa e sinceridade poderei fazê-la cumprir as minhas escolhas. Por isso, acho que desde já, adoraria ter a Super Nanny me dando aquele apoio, mas como isso não é possível, tenho colocado em prática a tática da psicologia inteligente durante e pós momento-birra. Eu tenho uma forma muito singela em desprezar as malcriações e não super valorizar os gritos e berros, desse jeito tenho conseguido diminuir alguns comportamentos e manhas, mas nem tudo é possível quando se cria um filho em conjunto (já que o vovô e a vovó não agem da mesma forma que eu...)

Pelo medo que tenho de que Lara se torne uma criança que não siga regras com facilidade, venho usando e abusando da terapia do NÃO, das explicações repetidas de causa e consequência. Com um ano de idade a criança já é capaz de fazer os seus educadores se curvarem aos seus desejos sem maiores esforços, ou até mesmo sem derramar uma lágrima, tudo porque subestimamos o poder e a inteligência dos nossos pequenos filhos!

Fica a dica: Não subestime a capacidade do seu filho, tire as possíveis vendas de seus olhos e perceba como ele é capaz de te manipular. E pior; como nós, pais, somos coniventes com a situação mais prejudicial para a eduação dos nosso filhos. Podemos por a perder qualquer repreensão, pelo simples fato de não suportarmos o choro ou o grito dos nossos pequeno, Mms, pro nosso alívio, nunca é tarde para mudar!

Eu já comecei e você, vai ficar só olhando?

Um comentário:

Simone Collet disse...

ai amiga esse post é bem o q to passando. A Bia está numa fase impossivel, mexe em tudo, sobe em tudo, abre tudo, tira TUDO do lugar. Eu tb estou explicando tudo, o pq pode, pq nao pode. ela entende simmmm, sabe BEM quando está fazendo coisa errada. Quando chamo a atenção dela por alguma coisa errada ela já olha pra mim, abaixa a cabeça, olhos pra baixo q de repente me olham.. sabe aquela carinha d "arrependida" ? ppois é. Mas logo faz de novo a arte, a peraltice!! como pode amiga? Mesmo sendo uma fase dificil (acho dificil falar não, NÃO pelo Não em si, mas pela forma q ela vai entender esse não. muito complicado. Mas apesar disso tudo estou TAO feliz, ela cada dia q passa está mais linda, me chama d mamae o tempo todo, super esperta..