quarta-feira, janeiro 26, 2011

Medo do escuro

Lara acorda às 3 da manhã de um dia estafante, médico, trabalho e pós. Cansaço correndo nas veias e a terceira missão começava ali, naquele momento. Mãe não tem descanso, e eu pensava que com o tempo passa, mentira! Não passa! Quando a filha acorda de madrugada não tem televisão e brincadeira possível, é manter a calma, silêncio e tranquilidade. Quer gagau? Tá com frio? Ou será calor? Descoberta a causa do despertar, a fralda vazou, resolvo os problemas e começo a cantarolar.
"Vai dormir neném, que amanhã mamãe vai trabalhar...", coitada, desde cedo acompanha o dia a dia corrido da mãe que mal consegue respirar. Decido ir para a sala, a cadeira de balanço é mais confortável e se o meu sono não resistir as horas passando, nada como uma boa rede para o descanso. Chegando na sala, pela primeira vez Lara expressa um sintoma real de medo: "Mamãe, tá icuro (escuro)!" E repete sem parar que está escuro, que está escuro e escuro, como quem quer ser compreendida e não apenas compreendida, quer uma luz acessa para acalmar.

Como agir quando eu nunca ousei amedrontar a minha filha para ter em troca o seu bom comportamento? O medo está intrínseco no ser humano, faz parte e nem sempre precisa ser estimulado para criar raízes, como é o caso de Lara, mas como agir? Como fazer Lara perceber que não há bicho papão, monstro, alma penada ou gato preto que seja capaz de machuca-la.

Para os meus questionamentos encontrei uma resposta, que não me acalmou muito. Quando pequena os meus medos foram alimentados pela falta de compreensão, que muitas vezes, os meus pais tinham.

Dicas da revista Crescer (que eu super amo de paixão)
-Deixe uma lanterna perto da criança. Se ela achar que tem algo estranho no quarto, pode iluminar o local e ver que monstro é fruto da imaginação.
-O boneco ou o urso de pelúcia preferido do seu filho pode ajudá-lo a se sentir seguro. Ter algo familiar por perto dá a sensação de proteção.
-Que tal ler uma história para o seu filho? É bem provável que antes mesmo de você chegar na última página do livro, ele adormeça, embalado no mundo da imaginação

Dicas de Ananda:
-Abrace o seu filho e permita que ele tenha medo, mas não alimente esse sentimento, ele pode ser muito prejudicial e transformar a sua criança em um adolescente ou adulto inseguro. Mostre que o medo é natural, mas que não há o que temer.
Ainda no escuro vaguei pela casa com Lara, enquanto ela reclamava do escuro eu fui mostrando de diversas formas que não há mal nenhum em não haver luz no ambiente, cheguei até a comemorar o escuro até que ela parou, deitou em meu colo e me olhou com confiança.

Talvez não seja uma missão das mais fáceis, já que somos simples tentativas do melhor, mas eu quero poder ser um porto seguro onde Lara não terá medo de ser repreendida por não ser uma heroína. 

3 comentários:

MÃE DO GUI disse...

Eu simplesmente AMEIIIIIIIIIIIIIIII seu post! Lindo, vc escreve bem e age bem, no seu lugar n sei como agiria...
Qnd eu era pequena tb tinha mdo de escuro, meus irmaos ficavam do lado da minha cama até eu dormir...
Adorei seu blog!
Vou te seguir e pegar umas diquinhas suas ta?
Passa la no meu, tenho um petit tb mas ainda tem 4 meses.

Beijos Jana

MÃE DO GUI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leticia disse...

Oi Ananda!!!
Estou meio sumida e te devendo um retorno do e-mail. Menina, essa semana está corrida,mas sem falta eu te escrevo na semana q vem.
Sobre o medo da pequena, o João Guilherme nunca apresentou esse tipo de reação, mas em compensação eu, até hj confesso ter esse medo. Procuro me esforçar ao máximo para não passar isso pra ele pq só eu sei o qto já sofri com meus medos.
Bjokas pra vcs!